Fonte: AMO MUITO FRADINHOS
ESCOLA JOSÉ ÁUREO MONJARDIM
A Escola José Áureo Monjardim foi criada em 1969 e funcionou no antigo Colégio do Carmo, antes de ser construída a nova sede em Fradinhos, no governo de Cristiano Dias Lopes Filho, tendo ficado em poder do Estado durante doze anos.
Em 1981, foi repassada para o município de Vitória, pela Lei 2.826 de 15 de janeiro de 1981, devido à situação caótica em que se encontrava o ensino público estadual. O nome da Escola, José Áureo Monjardim, foi uma homenagem que D. Oscarina Barreto Monjardim, doadora do terreno para a construção do educandário, prestou ao seu pai.
Em 1981, com a transferência da escola do Estado para o Município de Vitória, a escola deu um grande impulso ao seu crescimento, mas, como em toda transição, teve grandes dificuldades no início, chegando a ser fechada em decorrência do grande índice de evasão escolar, resultado de constantes assaltos e depredação do seu patrimônio. Em 1969, a escola ressurgiu funcionando como creche, atendendo crianças, embora em precárias condições. Em 1989, um grupo de moradores de Fradinhos e alguns profissionais da Prefeitura de Vitória decidiram reabri-la com a implantação de um projeto pedagógico diferenciado do restante da rede municipal. Assumiu a direção da escola a professora Graça Lobino e, posteriormente, Maria Olinda de Oliveira Menezes.
Em 1988, com várias ações desenvolvidas, contando sempre com muita força de vontade, profissionalismo e dedicação, a Escola foi agraciada com a premiação de “Escola Referência nacional em Gestão Escolar”, prêmio concedido pela UNESCO, CONSED e UNDIME. Em 1999, a Escola José Áureo Monjardim foi, pela segunda vez, premiada pela UNESCO, CONSED e UNDIME como a “Escola Referência nacional em Gestão Escolar”, prêmio recebido nos Estados Unidos.
Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos
Olhem no que se transformou com o que seria uma reforma e ampliação a serem iniciadas (???) em 2006:
Mapa da escola no Google Maps: