Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Um pouco de história - Escola Municipal José Áureo Monjardim e a reforma com ampliação...


Fonte: AMO MUITO FRADINHOS


ESCOLA JOSÉ ÁUREO MONJARDIM


A Escola José Áureo Monjardim foi criada em 1969 e funcionou no antigo Colégio do Carmo, antes de ser construída a nova sede em Fradinhos, no governo de Cristiano Dias Lopes Filho, tendo ficado em poder do Estado durante doze anos.

Em 1981, foi repassada para o município de Vitória, pela Lei 2.826 de 15 de janeiro de 1981, devido à situação caótica em que se encontrava o ensino público estadual. O nome da Escola, José Áureo Monjardim, foi uma homenagem que D. Oscarina Barreto Monjardim, doadora do terreno para a construção do educandário, prestou ao seu pai.

Em 1981, com a transferência da escola do Estado para o Município de Vitória, a escola deu um grande impulso ao seu crescimento, mas, como em toda transição, teve grandes dificuldades no início, chegando a ser fechada em decorrência do grande índice de evasão escolar, resultado de constantes assaltos e depredação do seu patrimônio. Em 1969, a escola ressurgiu funcionando como creche, atendendo crianças, embora em precárias condições. Em 1989, um grupo de moradores de Fradinhos e alguns profissionais da Prefeitura de Vitória decidiram reabri-la com a implantação de um projeto pedagógico diferenciado do restante da rede municipal. Assumiu a direção da escola a professora Graça Lobino e, posteriormente, Maria Olinda de Oliveira Menezes.

Em 1988, com várias ações desenvolvidas, contando sempre com muita força de vontade, profissionalismo e dedicação, a Escola foi agraciada com a premiação de “Escola Referência nacional em Gestão Escolar”, prêmio concedido pela UNESCO, CONSED e UNDIME. Em 1999, a Escola José Áureo Monjardim foi, pela segunda vez, premiada pela UNESCO, CONSED e UNDIME como a “Escola Referência nacional em Gestão Escolar”, prêmio recebido nos Estados Unidos.

Fonte: Livro Patrimônios e Logradouros de Fradinhos

Olhem no que se transformou com o que seria uma reforma e ampliação a serem iniciadas (???) em 2006:

Mapa da escola no Google Maps:

terça-feira, 23 de junho de 2009

Escola Municipal José Áureo Monjardim e a reforma que não acaba...



Carta com frente e verso deixada nas nossas portas:


Em resumo, o SINDIUPES informa:

1. A obra (reforma e ampliação da escola) era para começar em JANEIRO DE 2006 mas não aconteceu assim.

2. A previsão para o término era DEZEMBRO DE 2008 mas também não ocorreu.

3. A obra começou com 1 (UM) ANO E MEIO DE ATRASO (NOVEMBRO DE 2007) e foi paralisada em MAIO DE 2008.

4. Aconteceram asssaltos e roubo na obra ABANDONADA.

5. A previsão de reinício era JANEIRO DE 2009, não ocorreu.

6. A situação atual: PRÉDIO EM ESCOMBRO E COM OBRA PARADA.

Sindiupes (dados copiados do site em www.sindiupes.org)
Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) em Educação Pública do Espírito Santo

Endereço:
Rua Duque de Caxias, nº 132 - Centro - Vitória/ES - CEP: 29.010-120

Telefone:
(27) 3421-2400

E-mail:

Para ler o que está escrito abaixo, clique duas vezes sobre as imagens.