Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Gustavo Macaco, artista de Fradinhos vai para o mundo (mais uma vez)

Pessoal, esta cara aí de baixo é o Gustavo Macaco.

Morador de Fradinhos, o cara está lançando seu novo trabalho musical. O homem é músico e compositor e depois dos acontecimentos que vocês vão ler na matéria abaixo (que saiu nA Gazeta, seção Caderno Dois) Macaco vai desta vez para a FRANÇA mostrar para aquela turma o que Fradinhos tem. Não é pouca coisa ir tocar na Europa.

Vem mais por aí, quero entrevistá-lo, deixar o sujeito soltar a língua e falar mais para a gente. Aguardem!

Confiram a fera no vídeo de lançamento clicando abaixo. A música chama-se...
A SORTE DA BÚSSOLA SEM NORTE


Para ouvir TODAS as músicas, cliquem aqui: http://www.myspace.com/gustavomacaco.

Macaco tem uma visão diferente da maioria dos músicos e disponibiliza de graça as suas músicas aqui: http://www.4shared.com/account/home.jsp?sId=FEB96Nrz9Tkc9JUu

Agora a matéria dA Gazeta: