Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Comunidades debatem projetos habitacionais na CMV

(26/06/2009)


Representantes de várias comunidades de Vitória debateram os projetos relacionados à questão da habitação em uma Audiência Pública realizada nesta sexta-feira (26/06), a partir das 17h30, no Plenário da Câmara Municipal de Vitória (CMV). A proponente do evento foi a vereadora Neuzinha de Oliveira (PSDB).

O objetivo da audiência – com o tema "Projeto habitacional do município de Vitória" – foi tratar de questões como: prazos de Projetos Habitacionais já iniciados (questões judicial e ambiental); situação das pessoas que estão em áreas de risco e reassentamento; Projeto Habitacional na Poligonal 2; e acompanhamento das Obras e Impacto Ambiental.

A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: vereadora Neuzinha de Oliveira; os secretários municipais de Habitação de Vitória, Sérgio de Sá Freitas, de Meio Ambiente de Vitória, Roberto Mannato Valentim, e o de Coordenação Política, José Roberto Correa Nascimento (Dudé); a coordenadora do Projeto Terra Mais Igual, Margareth Saraiva; e os presidentes do Conselho Popular de Vitória, Valdemar Cunha, e do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Maria Clara da Silva.

Valdemar Cunha, Margareth Saraiva e os secretários municipais de Meio Ambiente e de Habitação fizeram pronunciamentos no início da audiência pública, que teve como foco tirar as dúvidas das comunidades.

Projetos

O secretário de Habitação, Sérgio de Sá Freitas, fez uma explanação sobre os cinco projetos habitacionais em desenvolvimento em Vitória. O primeiro apresentando foi o "Vitória de todas as cores", que já promoveu reformas em 509 casas, está sendo executado em 1.220 moradias e a meta, de acordo com Freitas, é atender um total de 5.650 delas.

O segundo Projeto é o "Terreno Legal", que está em andamento nas regiões da Grande São Pedro e Goiabeiras. "Mais de mil famílias já estão com a escritura de suas casas lavradas e o total será de 4.047 terrenos regularizados", disse Freitas.

A Prefeitura também tem o projeto "Morar sem risco", que atende aos que têm a moradia em situação de risco com renda de até três salários mínimos. Atualmente, 331 famílias são atendidas, de acordo com o secretário.

Estão em andamento também o "Morar no centro" e o "Moradia". O primeiro visa colaborar com a revitalização do centro e o total de moradias a serem disponibilizadas nessa região será de 134. Já o "Moradia" é voltado para ajudar famílias ainda mais carentes, com renda em torno de um salário mínimo. O objetivo é entregar um total de 1.270 casas - 360 já foram entregues.

Freitas informou que o déficit habitacional de Vitória é de 7,5 mil moradias. Após a exposição do secretário, a vereadora Neuzinha de Oliveira abriu para a participação de representantes das comunidades fazerem suas perguntas.

Participaram da Audiência Pública moradores dos bairros como Jaburu, Cruzamento, Itararé, Romão, Forte São João, Bairro de Lourdes e Joana D'Arc. Os vereadores Fabrício Gandini (PPS), Fábio Lube (PDT) e Juarez Gonçalves (PSB) também estiveram presentes no evento.


Departamento de Comunicação da CMV:
Diretora: Andréia Lara Tose
Jornalista: Hérica Lene (tarde)
Estagiária de jornalismo: Letícia Simões
Telefones: (27) 3334-4650 e 3334-4626

Nenhum comentário: