Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Novidades - GUSTAVO MACACO

Nas palavras do homem:

Beleza pessoal!!!
Acabo de chegar de uma viagem em parceria com "Omelete Marginal" e aqui embaixo deixo alguns links pra quem quiser saber como foi essa Caravana!!
Trechos do show em Curitiba http://www.youtube.com/watch?v=q_WjWO3cpOE
Matérias

http://rraurl.com/cena/6642/No_sudeste_a_forte_cena_indie_do_Espirito_Santo (www.rraurl.com.br)

Onde encontrar o álbum "Macaco, Chiquinho e o Cavalo pra Download" - Em anexo a Vista do Ponto do Jornalista e Músico Vitor Lopes sobre o Disco para A Gazeta
Aqui vão algumas informações dos lugares nos quais estarei me apresentando nas próximas semanas
Dia 07 de agosto - Banda Superfantástica - Música infantil com Gustavo Macaco, Dani Moraes e Tati Wuo
Dia 15 - Bloco Bleque em Vila Velha com entrada franca
Dia 20 a 23 de agosto - França - L´Espirito Poitou (Gustavo Macaco, Solana, IN - Versão Brasileira, Marcela Lobo, Alexandre Lima, Caê Guimarães, Ricardo Sá, Taruíras Mutantes, e mais) - a programação está abaixo pra quem se interessar:
Abraços

L´Espirito Poitou 2009

Capixabas na França no ano da França no Brasil

Um grupo de 30 artistas, técnicos e produtores do Espírito Santo estará na França para a segunda edição do festival de cultura e arte L’Espirito Poitou, na cidade de Celles sur Belle, entre os dias 20 e 23 de agosto. A cidade é patrimônio da humanidade tombado pela UNESCO e fica a 500 quilômetros de Paris. Música, teatro, cinema e poesia estão na bagagem da trupe.

O festival é de iniciativa e organizado pelo Instituto Quorum, do Espírito Santo, e Associação Patakapara!, da França. A cidade de Celles sur Belle fica na região de Poitou Charentes, notória por sediar inúmeros festivais artísticos no verão europeu.

Diversidade é um dos pontos altos do L’Espirito Poitou. Artistas brasileiros e franceses se revezam em quatro dias de arte e cultura para um público de aproximadamente 20 mil pessoas. A abertura ficará por conta da MPB e do Pop de jura Fernandes, ex-casaca e atualmente radicado na França. Em seguida, Alexandre Lima, Gustavo Macaco e Juliano Gauche, do Solana, fazem um concerto de pop rock mostrando a força da composição capixaba contemporânea. No mesmo dia, Veruska Almeida e Ricardo Sá abrem a mostra de filmes do evento com Entretanto e O saber dos índios Guaranis. Marcela Lobbo, em parceria com Rodolfo Simor, do Solana, fecha a primeira noite.

A mesma Marcela ataca de DJ no início dos trabalhos no segundo dia do festival. A Cia. Teatral Taruíras Mutantes, com Reginaldo Secundo e Federico Nicolai em seguida faz uma prévia de 1555: Brasil, um pais imaginário, texto de Aline Yasmin e Caê Guimarães e tradução da Gilbert Chadanne. Na mesma noite, no cenário medieval da Abadia Real, a primeira atração francesa sobe ao palco com o reggae do ZAMBROCAL. O cinéma volta com os estudantes das escolas públicas de Vitória e o Instituto Marlin Azult com as animações Ele, Mestre Vitalino e Albertinho. O som eletrônico do Nativix e o hip hop do In-Versão Brasileira fecham a noite.
A noite de sábado começa com a performance teatral e um percurso lúdico na cidade de Celles, pela francesa Vanessa Karton com a personagem Zoé e daí pega o rumo da MPB com Rogerinho Borges e do pop rock de Alexandre Lima e Rádio Experienza. Os vídeos voltam em seguida com Manada, de Luiza Lubiana, Agrados para Cloê, de Jefinho Pinheiro e O Ciclo da Paixão de Luis Tadeu Teixeira. Fechando a programação do penúltimo dia a encenação completa de 1555: Brasil, um pais imaginário e o rock do Solana.

No domingo o festival sera encerrado com Vanessa Karton, o som eletrônico de L´Orangé, Jura Fernandes, os filmes A Sorte de ter a Bússola sem Norte (Gustavo Macaco) de Fred Entringer, O preparo da Moqueca Capixaba, de Ricardo Sá e Quem sabe – Projeto social do Circuito Cultural de Vitória. Gustavo Macaco e uma Jam session reunindo todos os artistas que participaram do festival. Ao longo da programação o poeta e escritor Caê Guimarães fará uma intervenção na cidade com 22 painéis e áudio de 11 poemas seus em francês, com tradução de Gilbert Chaudanne sound design de Leo Grijó, e a artista plástica francesa Monique Pineau Bernard fará uma instalação na cidade.

L’Espirito Poitou 2009 pretende promover o intercâmbio entre as culturas francesa e brasileira, especificamente a poitevin e a capixaba, por meio da promoção de espetáculos de diversas manifestações artísticas e culturais.
organizadores:
Instituto Quorum - Brasil
Aline Yasmin
Edu Louzada
L´Associação Patakapara! - França
Antoine Violette
Delphine Gouret
FESTIVAL ESPIRITO POITOU 2009
CELLES SUR BELLE
Quinta-feira - 20/08
18h30
Jura Fernandes
Café du Lion D'or
20h
Abertura do festival
Concerto POP ROCK Brasil
Alexandre Lima, Gustavo Macaco e Juliano Gauche
Praça Central
22h30
Documentários e curtas do Espírito Santo
Praça Central
Entretanto ...- Veruska Almeida
O saber dos índios Guaranis –Ricardo Sá
22:50h
Marcela Lobbo e Rodolfo Simor
Praça Central
Sexta-feira 21/08
18h30 – 20h
DJ Marcela Lobo
Café du Lion D'or
20h30
Intervenção teatral: 1555 – Brasil, Um país imaginário (Taruíras Mutantes)
Café du Lion D'or - Praça Central
21h - Claustro de abadia Real
Zambrocal
Reggae
22h30
Documentários e curtas do Espírito Santo
Projeto social “Animation" com estudantes das escolas publicas de Vitória e do Instituto Marlim Azul:
Ele
Mestre Vitalino
Albertinho
22h45
NATIVIX
Música Eletrônica
00h
In-Versão Brasileira
Hip Hop
Sábado 22/08
16h30
Performance de Vanessa Karton
Café du Lion D'or
18h30 - Café du Lion D'or
Rogerinho Borges
Música Popular Brasileira
21h – Abadia Real
Alex Lima e Rádio Experienza
Pop Rock eletrônico
22h30
Documentários e curtas do Espírito Santo
Manada - Luiza Lubiana
Agrados para Cloê - Jefinho Pinheiro
O Ciclo da Paixão – Luis Tadeu Teixeira
23h
Teatro: Brasil, Um país imaginário (Taruíras Mutantes)
23h40
Solana
Pop Rock
Domingo 23/08
16h30
Performance de Vanessa Karton
Café du Lion D'or
18h30 - Café du Lion D'or
L´Orangé
21h – Praça da Igreja
Jura Fernandes
MPB
22h00
Documentários e curtas do Espírito Santo
Vídeo:
A Sorte de ter a Bússola sem Norte (Gustavo Macaco) – Fred Entringer
O preparo da Moqueca Capixaba - Ricardo Sá
Quem sabe – Projeto social Circuito Cultural de Vitoria
22h15
Gustavo Macaco
Pop Rock
00h
Jam L´Espirito Poitou – com todos os artistas brasileiros
DJ Cottron
Durante todo o festival:
Intervenções poéticas visuais e sonoras de Caê Guimarães
Instalações de Monique Pineau Bernard.
DETALHES E CONTATO

Nenhum comentário: