Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos Namorados curtindo a natureza

Fonte: SITE DO GOVERNO DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
12/06/2009 08:30 | Meio Ambiente

Fotos Palê Zuppani

O Parque Pedra Azul fica a 89 km de Vitória.

Longe das atividades urbanas e bem perto de paisagens românticas no Espírito Santo. É assim que muita gente está planejando passar o Dia dos Namorados, data comemorada nesta sexta-feira (12). E os Parques Estaduais estão preparando atividades especiais para quem quer comemorar o dia junto as belezas naturais capixabas.

O frio já é uma atração a parte, por isso o Parque Pedra Azul é um dos mais requisitados. No local, além da trilha ecológica de 1,2 mil metros que acontece das 11 horas e às 13h30, os visitantes, nesta época do ano, podem apreciar a revoada das andorinhas migratórias no início da manhã e no final da tarde.

O autônomo no ramo jurídico, Rodrigo Furlanete, 34 anos, aproveita a data para fazer uma surpresa para a estudante de engenharia, Rubia Salomão, 23 anos. Na programação do casal já tem trilha marcada e pousada reservada em Pedra Azul. Ele, que já foi ao parque para fazer a trilha há cerca de dois anos, quer presentear a namorada com a linda paisagem e estrear um roteiro de viagens românticas.

Parque Paulo César Vinha.
Parque Paulo César Vinha.

“Estamos juntos há 6 meses e será a primeira vez que Rúbia vai a Pedra Azul. O parque merece ser visto várias vezes. Dizem por lá que o granito da pedra emana energia e não tem como sair de lá sem sentir. Você se sente revitalizado. Bota todo o estresse do dia-a-dia para fora. Um bom lugar para curtirmos o Dia dos Namorados”, conta Rodrigo.

A assessora jurídica Olivia Zanon, 27 anos, está solteira, mas também não pretende perder o passeio. Vai passar o Dia dos Namorados com quatro amigos espairecendo com o cenário e fazendo a trilha no Parque Estadual Pedra Azul pela primeira vez. “Vamos aproveitar o feriado. Ouvimos falar que o parque é muito bonito e resolvemos conhecer".

Nos outros Parques...

O Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, no dia 12, receberá os andarilhos que participam da caminhada “Os Passos de Anchieta”. Cerca de duas mil pessoas cortarão os 12 quilômetros de praia da Unidade de Conservação das 10 às 15 horas. A equipe do Parque dará apoio em diversos pontos ao longo do litoral, orientando os andarilhos e fazendo a distribuição de água e frutas aos participantes.

No Parque Estadual Cachoeira da Fumaça haverá feira de produtos da região, como artesanato e derivados do leite, embalada por "modinha de viola". Neste período o momento é de grande agitação, porque está acontecendo o Festival de Alegre.

Já o Parque de Itaúnas deixará a diversão por conta das belas dunas e o mar de águas limpas, enquanto o forró toma conta da Vila.

Os Parques Estaduais

A visitação pública dos Parques acontece das 8 às 17 horas, com entrada franca, mas as visitas em grupo devem ser marcadas com antecedência.



Pedra Azul: Localiza-se no distrito de Pedra Azul, município de Domingos Martins (ES), a 89 km de Vitória (ES). Telefone: (27) 32481156. E-mail: gap@iema.es.gov.br

Paulo César Vinha: Localiza-se no litoral sul do Espírito Santo, no nordeste do município de Guarapari. O acesso à sede é feito através da Rodovia do Sol, Km 37,5. Telefone: (27)32423665 / (27)31363469 (fax). E-mail: pepcv@iema.es.gov.br

Cachoeira da Fumaça: Está localizado entre os municípios de Alegre e Ibitirama. Telefone: (28) 99044824. E-mail: pecf@iema.es.gov.br

Itaúnas: Está localizado próximo à Vila de Itaúnas, no município de Conceição da Barra, litoral norte do Espírito Santo e ocupa uma de área de aproximadamente 3.481 ha. Telefone: (27) 37625196. E-mail: pei@iema.es.gov.br


Informações à Imprensa - Comunicação Seama/Iema - Daniela Klein

(27) 3136-3491 / 9972-4492 - meioambiente.es@gmail.com

Nenhum comentário: