Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Coisas que valem a pena viver e ver

Fonte: AMO MUITO FRADINHOS

Em Fradinhos, a política de boa vizinhança não existe apenas entre as pessoas.

Neste flagrante podemos observar um morador do bairro há 35 anos alimentando uma fêmea de sagui que tem agarrado ao corpo seus dois filhotes.

Num momento em que o mundo volta as suas atenções para as discussões sobre as melhores formas de preservar o meio ambiente, é muito gratificante saber que em Fradinhos a prática é o convívio pacífico e harmônico entre a natureza e o homem.


Nenhum comentário: