Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

terça-feira, 14 de abril de 2009

PREFEITURA SE POSICIONA: QUER AS CASAS E VAI BRIGAR POR ELAS


Em reunião com a Comissão de Meio Ambiente hoje, dia 14 de abril de 2009, a Prefeitura Municipal de Vitória foi taxativa:


VAI QUERER CONSTRUIR SABE-SE LÁ QUANTAS CASAS (MAIS DE CEM É O QUE A PMV ASSUME) EM FRADINHOS, NA ÁREA QUE O DECRETO 14.090 (NOVEMBRO DE 2008) MODIFICOU PARA ZONA URBANA.


DETALHE:
 
POR LONGOS ANOS ESTA ÁREA FOI ZONA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL E AGORA, DE REPENTE, MUDOU! DIGO, FOI MUDADA PELA PMV!!!  


Portanto, lamentamos esta decisão que cessa o diálogo e nos leva a todos para o campo jurídico.

Na penúltima reunião que tivemos com a PMV apresentamos outras propostas para a construção das casas, propostas estas que, respaldadas por profissionais qualificados, atenderiam às demandas do Projeto Terra Mais Igual.

Em breve mais notícias...

Nenhum comentário: