Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

A luta pela preservação da ZPA (Zona de Proteção Ambiental)

Encerra-se nesta semana o prazo para que a Prefeitura Municipal de Vitória - PMV entregue ao Ministério Público - MP as respostas sobre a Notificação Recomendatória de número 006 - 09 do datada do 07 de maio de 2009, que trata da questão do assentamento de casas em Fradinhos. Para ler a notificação na íntegra é preciso baixar para seu computador clicando aqui:

Por coincidência, esta é a Semana do Meio Ambiente, que começa na segunda-feira (01/06/2009) em todo o País e vai até o dia 5, que é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Veja a programação da cidade para esta data comemmorativa clicando aqui:

A prefeitura já teve 15 dias úteis para responder ao MP e solicitou outros dez, prazo perto de se encerrar, portanto.

Esperamos que este momento em que todo o planeta se volta para a necessidade de ações pro-conservação da natureza inspire também a PMV a voltar a atrás na proposta de construir o assentamento em Fradinhos e se empenhe na busca por uma solução que não implique em passar por cima dos instrumentos legais que ela mesma criou para preservar o meio ambiente de nossa capital.

Ajuda para encontrar uma solução não falta nem faltará.

Nenhum comentário: