Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Dia Mundial do Meio Ambiente terá várias ações educativas em Vitória

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Publicada em 29/05/2009, às 15h00

Samira Gasparini

Exposição Manguezal Multiplos Olhares

Na terça-feira (02, será aberta a exposição "Manguezal: Múltiplos Olhares" que acontecerá na biblioteca do Iema, às 9 horas

A Prefeitura de Vitória, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), promove, a partir da próxima terça-feira (02), atividades sobre o meio ambiente. As ações, que seguem até o dia 25, incluem Circuito Tela Verde, palestras e Passeio Ciclístico, dentro das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente.

Para abrir a programação, a Prefeitura de Vitória firmou convênio inédito com o Ministério do Meio Ambiente e vai lançar, nesta terça-feira (02), o Circuito Tela Verde de vídeos. Ao mesmo tempo realizará ações de educação ambiental e de formação de multiplicadores para o uso de vídeos na área ambiental.

Ainda na terça-feira, a Semmam, em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), abre a exposição "Manguezal: Múltiplos Olhares" que acontecerá na biblioteca do Iema, às 9 horas.

Na ocasião o artista Fabiano Moraes fará contação de história para o público e durante a permanência da exposição no local, a equipe do Iema fará a recepção de escolas desenvolvendo diversas atividades lúdico-educativas.

Apresentação teatral

Já, na sexta-feira (05), vai ocorrer a apresentação do "Projeto de Ações Educacionais", do Projeto Ecos do Bem, em parceria com a Secretaria Municipal de Gestão Estratégica (Seges), das 7 horas às 19 horas. As atrações serão apresentação teatral, musicais e barracas. O evento será realizado no Parque Municipal Horto de Maruípe.

A comemoração segue, às 14 horas, com a palestra: "Água: Problema Atual e Futuro", ministrada pela subsecretária de Gestão Ambiental da Semmam, Cidinéia Maria Fontana, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

"A cada 24 minutos, no Brasil, uma criança morre por causa de doenças diarréicas provocadas pela ingestão de água contaminada. Embora seja considerado um recurso renovável, a água é um bem finito. Seu uso indiscriminado tem causado, em algumas regiões, severas alterações em sua quantidade e qualidade", disse.

Cidinéia acrescenta que algumas atividades degradantes, como desmatamentos, despejos em efluentes, manejos agropecuários indevidos e despejo de lixo nos corpos d'água, vem contribuído para a escassez hídrica e a piora da qualidade da água.

Foto Divulgação

Circuito Tela Verde

O Circuito Tela Verde abrirá a programação de atividades em comomeração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Passeio ciclístico

No domingo (07), haverá um Passeio Ciclístico, em parceria com a Vale e o Armazém das Bicicletas. A saída vai ocorrer às 8 horas no Parque Pedra da Cebola, Parque Moscoso e no Parque da Vale. O encontro dos ciclistas será na Praça da Ciência e conta com o apoio da Federação Espíritossantense de Ciclismo.

Para fechar o mês de atividades, no dia 25 de junho será realizado o encerramento do Circuito Tela Verde no Cine Metrópolis, às 19 horas, com a Mesa Redonda "Uso do Vídeo na Educação Ambiental".

A mesa contará com a presença de representantes da Prefeitura, do professor doutor Hiran Pinel, da presidente do Conselho Municipal de Cultura, mestre Saskia Sá e do biólogo e cineasta, Clóvis Mendes.

"A Prefeitura de Vitória trabalha, sobretudo, pela proteção e recuperação do Meio Ambiente, mas queremos que junho seja lembrado como um mês onde as pessoas possam conhecer nossos projetos, mostrar suas ideias, e principalmente, suas atitudes na proteção e recuperação do Meio Ambiente", explica o secretário de Meio Ambiente de Vitória, Roberto Valentim.


Comentário: leiam outros artigos clicando nos links abaixo e tirem suas próprias conclusões:


e



PROGRAMAÇÃO:

02/junho

Oficina para multiplicadores: “O Uso do Vídeo na Educação Ambiental”

Local e parceiros: Centro de Referencia da Juventude (Av. Vitória)

  • Oficina 1: 8 às 11 horas - Oficineiro: CRJ + Jefferson Albuquerque
  • Oficina 2: 14 às 17 horas - Oficineiros: CRJ + Saskia Sá

De 03 a 25/junho

Calendário básico do Circuito Tela Verde

  • Centros de Educação Ambiental: Parque Pedra da Cebola (visitantes e escolas), Parque Barreiros (comunidades, escolas e grupos de terceira idade), Parque Gruta da Onça (comunidades e escolas), outros a confirmar
  • No Cine KBça / CRJ, todas as quartas-feiras à noite (jovens)
  • Em associações comunitárias parceiras dos nossos trabalhos, Ecos do Bem, Grupo ReciclaFolia
  • Em escolas, grupos comunitários, instituições que tiverem representantes na oficina para multiplicadores

25/junho

Mesa redonda: “O Uso do Vídeo na Educação Ambiental”

Local: Cine Metrópolis - UFES

Horário: 19 às 21 horas

Abertura: técnico do MMA (nome à confirmar)

Mediação: Antônio Claudino de Jesus

Debatedores: Hiran Pinel, Saskia Sá

Convidados: Cloves Mendes

Oficineiros CRJ

Em nome da equipe organizadora,

Rosa Rasuck, analista cultural

SEMMAM/GEA/CEA-Parque de Barreiros

3345-1332 / 3382-6585 / 8821-3684

Nenhum comentário: