Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Circuito Tela Verde abre comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente em Vitória

Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Publicada em 29/05/2009, às 15h00

Foto Divulgação

Circuito Tela Verde

O objetivo do circuito é estimular atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual

O Circuito Tela Verde vai abrir as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente na Capital, nesta terça-feira (02). O projeto vai contar, além da exibição dos vídeos na programação, com ações de educação ambiental e de formação de multiplicadores nesta área.

Para a oficina preparatória, "Uso do Vídeo na Educação Ambiental", e cujas inscrições e informações vão até esta sexta-feira (29), na Gerência de Educação Ambiental (3382-6585), são esperados professores e estudantes de comunicação que trabalham com Educação Ambiental.

O objetivo é estimular atividades de educação ambiental por meio da linguagem audiovisual, com uma mostra de vídeos que traz experiências de projetos nesta área.

A mostra acontecerá em todas as regiões brasileiras, incluindo estruturas educadoras como Salas Verdes, instituições articuladoras de coletivos educadores, pontos de cultura, cineclubes, instituições de ensino, associações comunitárias e organizações indígenas.

Cada espaço receberá um kit contendo cinco DVD's, manual de orientações sobre como organizar a mostra e o material de divulgação.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Semmam, Priscila Laurentino Merçon, os vídeos foram produzidos como parte de um processo de educação ambiental, de caráter crítico e participativo, com envolvimento direto das comunidades em sua produção, utilizando metodologias de educomunicação.

Blog do Circuito Tela Verde - http://circuitotelaverde.blogspot.com
Utilize o blog para esclarecer dúvidas, obter mais informações sobre os vídeos, e transferir (download) o Manual de Organização da Mostra, Roteiro de Avaliação e materiais de divulgação.

http://circuitotelaverde.blogspot.com

Nenhum comentário: