Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

terça-feira, 26 de maio de 2009

I Congresso da Advocacia Pública no Estado do Espírito Santo

Fonte: ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO

Data da publicação: 26/05/2009

O Núcleo de Assessoramento Jurídico em Vitória (NAJ-ES) participará do Programa de Fortalecimento da Gestão Pública a partir de Sorteios Públicos, promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU) - Regional/ES, realizando palestras sobre Instrução Processual em três cidades do estado.

A coordenadora-geral do NAJ-ES, Mercedes Irasema Flores Caus, ministrará palestra nesta quarta-feira (27/05), às 10 da manhã, sobre o tema "Instrução Processual", no município de Alegre (ES). A mesma exposição será apresentada também no dia 24 de junho, às 10 horas, no município de Castelo (ES). Desta vez, o palestrante será o advogado da União Gerônimo Theml de Macedo.

As conferências em Alegre e Castelo serão direcionadas a agentes públicos - prefeitos, vereadores, entre outros. Está programada também uma palestra em Vitória (ES), porém direcionada somente para agentes comunitários. A data desse evento ainda não foi marcada.

De acordo com Mercedes Caus, a palestra mostrará os meios para que se dê cumprimento ao Termo de Cooperação Técnica celebrado com a Advocacia-Geral da União (AGU). "A AGU celebrou uma parceria com a Controladoria na busca de intercâmbio nas ações de controle e prevenção e boa aplicação dos recursos públicos", afirmou. Segundo ela, "isso facilitará aos agentes - públicos e comunitários - na hora de gerenciar os recursos do Governo Federal".

A CGU vem desenvolvendo ações que visam fortalecer a gestão nos municípios brasileiros. O programa tem como objetivo orientar os agentes públicos de municípios com até 50 mil habitantes sobre a correta aplicação de recursos repassados pelo Governo Federal. Sobre isso, David Lemos Rosa, chefe da Controladoria-Geral da União - Regional/ES, afirma que "a desinformação dos agentes locais e a fragilidade dos instrumentos de controle interno e social são adversárias da boa gestão do dinheiro público".

O NAJ-ES é uma unidade da Consultoria-Geral da União (CGU/AGU), órgão da AGU.

Rener Lopes



Nenhum comentário: