Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

terça-feira, 12 de maio de 2009

27 DE MAIO, DIA DA MATA ATLÂNTICA


Em BREVE anunciaremos os nossos eventos em comemoração ao DIA DA MATA ATLÂNTICA.


Por enquanto, saibam um pouco mais sobre ela e a importância da preservação:

27 de maio

A Mata Atlântica foi considerada Patrimônio Nacional pela Constituição Federal, de 1988, e pelo decreto nº. 750, de 10/2/1993. Outro decreto, de 21/9/1999, instituiu 27 de maio como o Dia da Mata Atlântica. Data escolhida por que foi em 27/5/1560 que o padre Anchieta assinou a antológica "Carta de São Vicente, onde descreveu, pela primeira vez, a biodiversidade das florestas tropicais.

Originalmente, o bioma abrangia 1,36 milhão de km² e estendia-se por 17 Estados do Brasil. Hoje, mais de 93% foram devastados, estimando-se que restam menos de 100 mil km², ou o equivalente a 15% do território nacional. 

Após 14 anos de tramitação no Congresso Nacional, a Lei da Mata Atlântica (lei nº. 11.428) foi sancionada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva, em 22/12/2006. 


IMPORTÂNCIA DA MATA ATLÂNTICA PARA O BRASIL


100 milhões de brasileiros vivem na área de domínio do bioma Mata Atlântica.

Mantém nascentes e mananciais d’água que abastecem as cidades e comunidades do interior.
Proporciona qualidade de vida para 70% da população brasileira.

Regula o clima, temperatura, umidade, chuvas.

Sua biodiversidade de espécies animais e vegetais proporcionam paisagens impressionantes, próprias para o desenvolvimento do turismo ecológico.

Guarda centenas de plantas medicinais, muitas das quais ainda não conhecidas ou suficientemente estudadas pela ciência.
Contém inúmeras espécies de plantas frutíferas (pinheiro-brasileiro, palmito, jabuticaba, araticum, araçá, etc.).

Nenhum comentário: