Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

terça-feira, 12 de maio de 2009

Exposição comemora Dia da Mata Atlântica

Fonte: PORTAL SOS MATA ATLÂNTICA
06/05/2008 




Exposição Fotográfica inicia as comemorações pelo Dia Nacional da Mata Atlântica


O calendário de comemorações pelo Dia Nacional da Mata Atlântica (27 de maio) promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica terá início neste sábado (10 de maio) com uma exposição fotográfica que retrata espécies e paisagens da Mata Atlântica, na Estação Trianon-Masp do Metrô, em São Paulo (SP) até dia 2 de junho. 


Além da mostra, que reúne imagens vencedoras do Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia, a Fundação estará entre os dias 20 e 26 de maio levando informações para os freqüentadores do Shopping Boa Vista, também em São Paulo. 


No dia 24 de maio, em parceria com o Sesc Rio de Janeiro, a ONG promove a sensibilização do público na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Os integrantes da Frente Parlamentar Ambientalista serão reunidos em um café da manhã especial no dia 28 de maio, para discutir os novos dados sobre os remanescentes do Bioma. E, finalmente, de 30 de maio a 1 de junho, acontece na Marquise do Parque Ibirapuera, em São Paulo, o Viva a Mata 2008, mostra de iniciativas e projetos em prol da Mata Atlântica.

Nenhum comentário: