Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

terça-feira, 19 de maio de 2009

Aconteceu: sábado foi dia de Abraço Verde e de debater o manejo do lixo


Fonte: PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA
Publicada em 15/05/2009, às 18h00

(Ana Mayka dos Santos)





Samira Gasparini

Abraço Verde

O Abraço Verde surgiu com uma iniciativa organizada de lideranças comunitárias e do Centro de Educação Ambiental do Parque Gruta da Onça

A Prefeitura de Vitória, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semmam), em parceria com as comunidade do Forte São João, Cruzamento e Romão, do entorno do Parque Gruta da Onça, realiza um fórum municipal que debaterá o manejo do lixo e a qualidade de vida da população.

O debate será neste sábado (16), das 14h às 17h, no Centro de Referência da Juventude, em Jucutuquara, dentro da programação de comemoração dos cinco anos do Projeto Abraço Verde. Antes, na praça do bairro, está programado um abraço simbólico

Na oportunidade, será apresentado um diagnóstico sobre os problemas socioambientais das três comunidades e aberta uma discussão visando elencar sugestões de parcerias para a melhoria da qualidade de vida.

"A Necessidade de detectar e solucionar os problemas existentes naquela região foi a grande motivação da comunidade, que, de maneira organizada, comemora com a realização do fórum", destaca a subsecretária municipal de Gestão Ambiental, Cidinéia Maria Fontana.

Ainda de acordo com a subsecretária, com o Abraço Verde é possível buscar projetos sociais para as comunidades, divulgar os benefícios oferecidos pela preservação e conservação do Parque Municipal da Gruta da Onça e humanizar os espaços ociosos dos bairros do Forte São João, Romão e Cruzamento.

"O Abraço Verde é um exemplo fiel de como a comunidade busca a melhoria em seu meio, por meio da parceria com a administração pública", ressalta Cidinéia.

O Abraço Verde surgiu com uma iniciativa organizada de lideranças comunitárias e do Centro de Educação Ambiental do Parque, profissionais de órgãos públicos e ONGs, que passaram a se reunir, semanalmente, e buscar soluções para os problemas socioambientais identificados pelos visitantes e moradores do entorno do Parque Municipal Gruta da Onça.

Nenhum comentário: