Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

sábado, 23 de maio de 2009

Para refletir juntos com as crianças

A série de vídeos abaixo tem como finalidade fazer crer que nada somos perante a exuberância das infinitas formas de vida e que se algum dia vier a existir apenas o ser humano sobre a Terra morreremos no instante seguinte.

A vida não se restringe aos "supostos direitos dos homens". Aqueles que detém o poder constituído devem servir de exemplo para todos os outros que aceitam o seu comando. Aproveitar-se da ignorância alheia é um crime monstruoso, um pecado mortal. As pessoas menos, digamos, letradas, não devem ser usadas inescrupulosamente, muito menos o Meio Ambiente e os animais, as árvores e demais seres vivos. Quem assim age não percebe o dom que recebeu. É um monstro.

Quem confere a si mesmo poder inquestionável sobre tudo e todos é uma pessoa doente que precisa de tratamento rápido. Esta mentalidade, esta forma de ver o mundo é a mesma que produziu Adolf Hitler e tantas outras caricaturas humanas que mergulharam o mundo nas trevas desde que a Humanidade nasceu. Ainda não estamos "curados" deste tipo de gente e a cura é a atenção às ações das pessoas que mandam no mundo. Aqueles que possuem um pouco mais de conhecimento não devem cruzar os braços nem dedicarem a vida apenas às suas satisfações pessoais.

Um amigo matou a charada:

"O problema do ser humano é de ordem espiritual. Todo o resto é consequência".

Eu só posso aplaudir de pé esta conclusão.

Para curar o Meio Ambiente é necessário curamos, ANTES, a nós mesmos.

Vai aí um abraço para meu amigo da conclusão acima, aprendi a te admirar de montão, tens meu carinho, respeito e afeto para sempre.

Vejam os vídeos com seus filhos. E passem para seus amigos.

Site Fradinhos - Vitória/ES.

Nenhum comentário: