Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

MEIO AMBIENTE – AÇÃO E REAÇÃO


De um morador de Fradinhos preocupado com o Meio Ambiente. As fotos são de áreas de preservação do bairro citado.


O futuro da Meio Ambiente depende das nossas ações de hoje. A Natureza não nos pede muito, somente que a deixemos viver.


Desde 2006 a vegetação acima da Rua Áureo Poli Monjardim vem sofrendo com ações destrutivas de origens desconhecidas. Várias vezes o fogo destruiu a vegetação existente e aos poucos queimando as poucas mas teimosas arvores existentes.


Estas AÇÕES criminosas por várias vezes deixaram no alto do morro uma imagem de natureza quase morta. Quase morta porque algumas árvores teimavam em resistir. O tronco semi queimado, as folhas chamuscadas e caindo. Mas resistiam, ate a próxima AÇÃO. O ano de 2007 foi terrível para este pequeno pedaço de Mata Atlântica.


Final de 2008 e em 2009 uma trégua acontece neste pequeno mas importante pedaço de terra. A Natureza tem uma REAÇÃO, se recupera, e volta a mostrar uma tímida mas bonita imagem. A vegetação verde de volta, as teimosas arvores conseguem crescer. Arquela árvore semi queimada aparece com folhas verdes.


O futuro da Meio Ambiente depende das nossas ações de hoje. A Natureza não nos pede muito, somente que a deixemos viver.

Podiamos imaginar a foto acima cheia de árvores, bastariámos plantar algumas, cuidar de outras ou pelo menos não praticar ações destrutivas. O futuro será o resultado do que fizermos agora. Mexa-se, faça a sua parte, diga não a destruição da Mata Atlântica.

Nenhum comentário: