A derrubada de uma árvore no canteiro de obras da nova sede da Petrobras, na Praia do Canto, em Vitória, surpreendeu e revoltou moradores da região. É apenas mais uma polêmica, depois da que envolveu a construção de um parque na região para compensar a área desmatada. Aconteceu no sábado (16). A cena revolta os mais ambientalistas. Moradores do bairro ainda reclamam da ausência de área verde no local.Foto: Reprodução
O vídeo foi gravado pelo farmacêutico Luiz Farias, que mora em um prédio próximo. De uma janela, em uma câmera digital, ele gravou a hora em que a árvore foi derrubada. Segundo ele, essa foi apenas uma das muitas árvores já derrubadas na área.
"Em um momento em que se fala tanto em sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, aquilo me chamou atenção. Primeiro eles tentam com um motosserra, a árvore fica balançando de um lado para o outro, depois o trator derruba de uma só vez. Tratando-se de uma empresa desse porte, aquilo me surpreendeu", afirmou.
Outro morador, que também presenciou a derrubada, lamenta o ocorrido. Segundo o funcionário público Roger Pádua, a cena foi lastimável. "Eu senti, de verdade, como se fosse um ser humano. Afinal, é um ser vivo. É como se estivessem matando alguém. Eu tenho sítio e gosto muito de plantas. E foi uma cena lastimável. Demorou muito tempo até que ela fosse derruba. E foi de uma forma brutal", opinou.
A Petrobras informou, por meio de assessoria de imprensa, que a árvore retirada, uma mangueira, ocupava um local onde haverá uma via de circulação interna. "Essa árvore foi mantida nesse período por motivos operacionais, mas sua retirada já estava planejada desde o início da obra", afirmou a estatal, por meio de nota. As demais árvores no terreno serão mantidas, garante a empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário