Histórico do bairro

O nome Fradinhos surgiu por volta de 1750. Na época três frades jesuítas (o francês Pierre de Bergue, o espanhol Alessandro e inglês Honeley) moravam num grotão, que hoje é conhecido como Sítio Todos os Santos. Durante o reinado de D. João I, dois frades foram repatriados pelo Marquês de Pombal, ficando apenas Honeley. Ainda nesta época, um garoto que morava nas redondezas ficou muito doente e seu pai fez uma promessa de que se ele melhorasse, o vestiria com um frade. O menino se recuperou e a promessa foi cumprida, passando, então, a vestir-se como um frade e sendo reconhecido como fradinho do grotão. Daí o nome do bairro até hoje. Existe outra versão para justificar o nome do bairro, que refere-se ao Pico Frei Leopardi (Pedra dos Dois Olhos) que, quando visto de um ponto a sudeste, se assemelha a um padre encapuzado. A área só começou a ser realmente ocupada na década de 70, quando os herdeiros da família Monjardim, Varejão e Dalma Almeida, este último proprietário da maior gleba, cerca de 100 mil m², começaram a lotear o local. Em 1973, a COHAB construiu algumas casas - uma Vila, o que contribuiu para movimentar a área. Fradinhos foi criado pela lei nº 1.689/66.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Vitória.

quinta-feira, 21 de maio de 2009

Repúdio ao comentário ABSURDO de um internauta em site de Vitória

Primeiro leiam isto. Vou omitir o autor mas foi postado aqui, na seção Comentários:

O Promotor Dr. Gustavo tem a seu serviço em departamento de meio ambiente e deve não saber nada sobre meio ambiente, tenho 52 anos e fui criado na região e quando criança a área ja era pasto como é até hoje, nunca foi zona de preservação ambiental permanente. Dr. Gustavo o sr. está "trabalhando" como advogado dos ricos que podem construir na área da antiga fazenda do "Gege", ou s sr. vai mandar demolir as mansões ali construidas, o porto construido sobre o rio aribiri ao lado do Penedo, a faculdade Estácio de Sá no Morro dos Dois Olhos, etc.....; mais transparencia Dr. Gustavo S. Miranda, ah! se aquilo é pulmão da capital é um pulmão em estado terminal há pelo menos 70 anos. Peli visto a nossa justiça trabalha contra a sociedade. Dr. Gustavo porque os medicos da PMV não foram ainda notificados para manter 80% do efetivo trabalhando em detrimento da greve que nocauteia a população da capital?

O repúdio também está na mesma seção em forma de comentários mas por se tratar de um comentário NO MÍNIMO ofensivo, trago o mesmo para este site.

Ao internauta acima: Basta LER o Código Florestal Brasileiro, Lei Federal. Lá está definido o que são TOPOS DE MORRO: Área de Preservação Ambiental PERMANENTE. Entre outras coisas, estas áreas estão impedidas de serem afetadas pelas mãos do homem com suas construções civis e outras. Dizem que o país não vai para a frente por um monte de motivos MAS o que me parece ser o principal é a pior ignorância que existe, a dos que nada sabem sobre determinado assunto e saem "por aí" falando dos outros... É a falsa capacidade, a "intelequitualidade", o que está destruindo o Brasil.

Nenhum comentário: